terça-feira, novembro 09, 2004

 

também a nós nos afecta!

Não queria começar a colaborar neste blog desta forma, principalmente por não conhecer os restantes colaboradores, mas como o assunto afecta todos nós e é uma crónica que fiz para um jornal, achei por bem aproveitá-la também para este fórum!
Abraço a todos e bons estudos!
PETRÓLEO INCOLOR

Água, fonte de vida, é hoje também apelidada de petróleo incolor devido às consequências que, pela acção nefasta do Homem, se sentirão no futuro. Os prejuízos que este está a provocar no ambiente e consequentemente nos recursos hídricos são tais, que se especula sobre o preço do precioso líquido a médio prazo.
Entretanto, no que se relaciona com o seu consumo, uma premissa é certa, a sua qualidade tem e deve ser inquestionável.
Ora a água obedece a três propriedades fundamentais. Tem de ser incolor, inodora e insípida. Mas nem sempre assim é!
Ainda assim, em Évora temos vindo a assistir ao debate em torno da subida do preço da água, que me parece injustificada e excessiva, principalmente se considerarmos a qualidade do dito líquido.
Estou convencido que não estarei errado se disser que uma grande maioria eborense recorre a água engarrafada. Eu próprio recorro à “água do Lidl”, que me mata a sede e não me mata a mim!
Mas infelizmente, nem todas as carteiras podem fazer o mesmo.
Tendo isto em consideração, nada melhor que aumentar o preço de tal bem ( que tanto quanto sei não é influenciada directamente pelo preço do barril de brent), para diminuir o consumo e consequentemente melhorar a saúde pública. Sem dúvida os meus agradecimentos à CME.
Mas fora de ironias, algo tem de ser feito.
Claro que o contexto local a nós nos parece prioritário ( e deve ser agilizado), mas no contexto mundial urge prestar atenção a esta situação, desde o cidadão comum até aos governantes.
Em Portugal o princípio do poluidor-pagador tem de ser real e mais rigoroso, infligindo valentes sanções a quem faz “ouvidos de mercador” para estas questões ambientais.
Como se pode admitir o que ocorreu no inicio do mês no Estuário do Sado, ou o que constantemente, se assemelha ao arco-íris em termos de cores, no rio Ave, norte do país?
Se há sentido de estado e é tantas vezes exigido, principalmente aos jovens, porque não se procede com o mesmo ímpeto em relação ao ambiente?
Outra questão que me parece importante, está relacionada com os grupos ambientalistas. Parece-me a mim que está a suceder a estes, o que aconteceu há uns anos com os sindicatos. As pessoas deixaram de lhes dar tanta credibilidade a partir do momento em que estranharam a sua forte instrumentalização.
Ora, o planeta azul e a água que o compõe, não têm mais ninguém que os defenda, como tal os intervenientes têm de ser credíveis e mostrar insenção para assim serem acreditados pela sociedade civil.
O nosso país é banhado de Norte a Sul pelo mar, tem grandes potencialidades hídricas, tem novos paradigmas como o Alqueva, tem licenciaturas como a de Engenharia dos Recursos Hídricos (que não se compreende a falta de procura), tem a possibilidade de tornar este recurso num hiper-cluster económico, só precisa de consciência e da motivação geral para que juntos não tornemos este líquido no petróleo incolor!
João Maria Condeixa


Comments:
Aproveito para dar as boas vindas ao mais recente colaborador deste blogue.

Parabéns por este artigo. Tenho vindo a acompanhar este problema no blogue 'http://maisevora.blogs.sapo.pt/', um bem tão essencial como a água deve ser tratada com mais respeito pela actual autarquia.
 
Olá João!!
Isto por si só, deverá ser um reconhecimento do valor desta recurso limitado!! Muitas das vezes, só é dado o devido valor a uma coisa ou bem, quando é difícl de se obter!! Neste caso, se por ventura aumentarem as tarifas da água, que eu nem acredito, mas enfim... provocam em absoluto, um novo pensar sobre o uso deste recurso tão precioso!! Gasta-se muito mais água do que aquela necessária!! Uma pessoa no banho diário, pensará duas vezes antes de abrir a torneira da água!! Uma torneira a pingar, passará a ter uma importância que, hoje em dia tampouco tem!! As pessoas em Portugal, tem uma noção pouco concreta do que é Poupança!!
Abraço
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?